terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gérmen de Trigo

Todas as manhas nas minhas papas de aveia, para além da banana das sementes de chia que mencionei neste post, junto sementes de linhaça e uma colher de sopa de Gérmen de Trigo, que têm vários benefícios para a saúde (segundo o que pesquisei), e é deles que vos vou falar.

(foto retirada da net)




O Gérmen de Trigo é o embrião do grão posto de parte no fabrico da farinha por questões de conservação.
No entanto este gérmen é um suplemento extremamente benéfico para a saúde, e importante na alimentação e deve ser consumido regularmente, pois é uma excelente fonte de minerais, enzimas, auxonas e vitaminas (do grupo E e B) tais como:

Tiamina (vitamina B1 ou F) - Importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Auxilia as células no metabolismo da glicose a sua deficiência causa lesão cerebral potencialmente irreversivel.

Riboflavina (vitamina B2 ou G) - Favorece o metabolismo das gorduras, açucares e proteínas, e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos.

Niacina (vitamina B3 ou PP) - É uma vitamina hidrossolùvel cujos derivados desempenham importante papel no metabolismo energético celular, e na reparação do DNA.

Acido Pantoténico (vitamina B5) - Ajuda a controlar a capacidade de resposta do corpo ao stress e ao metabolismo das proteínas, gorduras e açucares.

Adermina ou Piridoxina (vitamina B6) - favorece a respiração das células e ajuda o metabolismo das proteínas e dos aminoácidos. 

Biotina (vitamina B8 ou H) - Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos.

Acido Fólico (vitamina B9 ou M) - É necessária para a formação das proteínas estruturais da hemoglobina.

Filoquinona (vitamina K) - A vitamina K é necessária principalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes.

Provitaminas A e D - É uma substancia precursora, a partir da qual, seguida de reacções químicas no organismo, se tornará uma vitamina, neste caso Vitamina A e Vitamina D.

Tocoferol (vitamina E) - É um poderoso antioxidantes com propriedades de anti-envelhecimento celular, que são importantes na manutenção do sistema nervoso, da fertilidade masculina e feminina.

Magnésio - É u mineral muito importante para as funções normais do organismo como a contracção dos músculos e a composição do sangue.

Fosforo - Tal como o cálcio, o fosforo adquire um papel muito importante na formação dos ossos e dentes,intervindo também nas reacções químicas em que se liberta energia.

Potássio - É um micro-mineral responsável pela manutenção da função dos nervos e músculos, equilíbrio ácido básico do sangue, e equilíbrio hídrico.

Cálcio - O cálcio é essencial para a transmissão nervosa, coagulação do sangue e contracção muscular; actua também na respiração celular, além de garantir uma boa formação e manutenção dos ossos e dos dentes. por sua presença na formação óssea o cálcio é um dos elementos mais abundantes no corpo humano.

Maganésio - O papel do Magnésio na saúde é variado: Participa na formação dos dentes e ossos, ajuda na transmissão de impulsos nervosos, intervém no relaxamento muscular e na produção de energia celular. Em caso de carência, verificamos sintomas de espasmos musculares podendo mesmo alcançar um estado agravado de contracção generalizada - tetania. 

Selénio - A acção do selênio parece estar relacionada com a vitamina E, com as duas substâncias agindo sinergicamente na cura da doença hepática e de certas afecções musculares. O selênio evita a ocorrência da doença de Keshan (cardiomiopatia juvenil) alterações pancreáticas e promove o crescimento corpóreo.

Cobalto - O cobalto é um mineral que faz parte da vitamina B12 (cianocobalamina). É essencial para a função normal de todas as células, particularmente das células na medula óssea, sistemas nervoso e gastrointestinal. 

Cobre - O cobre é essencial para diversas funções orgânicas, como a mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, a síntese das hormonas da adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos.

Ferro - As principais funções do ferro na saúde verificam-se essencialmente na formação da hemoglobina do sangue e da respiração celular.

Zinco - O zinco é importante para a manutenção da imunidade do organismo, participa também dos processos que garantem boa maturação sexual, fertilidade e reprodução.  


Por ser um alimento tão rico em vitaminas e minerais, no meu pequeno almoço acrescento uma colher de sopa de gérmen de trigo, assim como junto a cozinhados como bolos, bolachas, molhos etc..
Tem um sabor distinto que por si só não acho agradável mas, misturado com outras coisas, quase não se nota.
Aconselho por isso a todos, mas principalmente a Vegans que acrescentem este ingrediente à vossa dispensa......Ciau!!


Sem comentários:

Enviar um comentário