sábado, 1 de março de 2014

Dia de Mercado e Dicas


Como qualquer pessoa ocupada (principalmente nós mulheres com filhos e casa para cuidar, para além de tudo o resto) temos que arranjar estratégias para rentabilizar o tempo e poupar dinheiro. Sendo Vegan sinto muito mais necessidade de o fazer, enquanto que antes podia sempre estrelar uns ovos e umas salsichas ou ir comprar um frango e umas batatas fritas para desenrascar, agora se quero comer em condições e preparar uma refeição extra para o almoço do dia seguinte, tenho de planear as coisas com mais cuidado. Deixo-vos com estas dicas que utilizo praticamente todo as semanas e que facilitam muito as coisas, não é nada de novo mas é sempre bom relembrar.







Tenho o costume de, aos sábados de manha, ir ao mercado perto de casa abastecer-me de frutas e legumes, encontro mais variedade, os produtos são praticamente todos nacionais, infelizmente a maioria das frutas não são biológicas, mas em relação aos legumes consigo encontrar alguma variedade, e são mais baratos. Para além de legumes e frutas têm uma grande variedade de leguminosas e frutos secos vendidos ao peso. 

1ª Comprar em quantidade
Quando encontro alguma coisa da época compro em maior quantidade, como por exemplo, há tempos comprei um molho gigante (1kg) de cebolinho por 2€, uma pechincha tendo em conta que no supermercado um molhinho minúsculo não custa menos de 1,59€, agora tenho cebolinho para o ano inteiro. Comprei também uns ramos enormes de louro por 1€, estão pendurados na dispensa a secar e tão depressa não tenho que me preocupar em comprar mais.
 Podemos sempre fazer o mesmo com os legumes, e mesmo que não os congelemos, o que noto é que os legumes do mercado duram muito mais que os de supermercado, já cheguei a comer uma alface, comprada no mercado uma semana antes, em perfeitas condições e muito mais saborosa que as compro no supermercado. Estou desejosa para que chegue a época dos espargos...
Outra coisa que também compro no mercado são as leguminosas, um dos senhores tem leguminosas cultivadas por ele e eu vou lá abastecer-me, são mais baratas  e posso comprar apenas a quantidade que quero, enquanto que no supermercado somos "obrigadas a comprar 1Kg de cada vez.

2ª Preparação
 Depois das compras há que perder algum tempo com a preparação, no caso do cebolinho, lavei-os, sequei-os, piquei-os e congelei-os, agora tenho cebolinho para o ano inteiro. Faço o mesmo com a salsa e os coentros e com a hortelã que me são oferecidas por comprar as outras coisas (mais poupança). 
Ao sábado aproveito também para demolhar as minhas leguminosas e no domingo cozo-as e congelo para que não faltem quando preciso.

3ª Planeamento
Esta dica já a devem estar fartos de ouvir, e é a que me custa mais seguir, quantas vezes não planeio cozinhar uma coisa e depois não faço nada daquilo por este ou por aquele motivo?? É mais forte do que eu...
 O ideal seria realmente preparar uma ementa e seguir me religiosamente por ela, para não perder tempo a decidir o que fazer, e na altura das compras facilita que se farta saber exactamente do que precisamos, no entanto nem toda agente o consegue fazer (guilty as charged) o meu planeamento resume-se portanto a 1º ter sempre sopa feita, assim se não sobrar muito prato principal posso sempre complementar com uma sopa (acho que já referi que como muito) eu tenho uma bimby e fazer sopa para mim é canja (que péssima metáfora), e 2º cozinhar em grandes quantidades, sou a única vegan lá em casa e não me importo de comer legumes 2 dias seguidos... áh mas espera lá, eu como legumes todos dias :)... quando cozinho faço sempre muito e o que sobra divido em caixas para os almoços dos dias seguintes, ou para comer quando o meu mais que tudo decide cozinhar cadáveres de qualquer espécie (sim eu sei que é forte mas é a verdade).

E pronto estas são as dicas que sigo, espero que gostem e que as achem úteis e se tiverem outras que queiram partilhar, feel free ;)  ...Ciau!!





4 comentários:

  1. Também costumo congelar algumas coisas frescas. As leguminosas só comecei a cozer e congelar uma vez que me falas-te disso, nunca me tinha ocorrido antes:P é muito mais prático.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Gostei das dicas :) Já faço isso das leguminosas há algum tempo, nunca me faltam no congelador, embora tenha sempre um frasquinho de reserva na dispensa!
    As ervas aromáticas é que não costumo congelar, como gosto de usá-las frescas na comida e depois de descongeladas elas ficam todas moles não costumo fazer isso. Sabes o que faço? Coloco-as no frigorífico dentro de um frasco de vidro e duram muito mais tempo. Deram esta dica à minha mãe e funciona mesmo, já me chegaram a durar 2 semanas e continuaram verdes e fresquinhas! E como no mercado oferecem sempre a salsa, os coentros e a hortelã quando já não tenho vou lá buscar.
    O louro faço o mesmo que tu e também com orégãos. Um molho de orégãos a 2 euros dá-me para 1 ano inteiro e o sabor é completamente diferente dos de pacote.

    A sopa pra mim ainda é mais fácil de fazer que a tua....vou buscá-la à minha mãe eheh :P (sou péssima a fazer sopas :S)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Adoro ir às compras... trazer legumes, frutas, feijões e coisas novas para experimentar (a minha última foi arónia... bah! :S)
    Também costumo congelar! Quanto ás leguminosas faço em grande quantidade quando as cozo, uma parte faço hamburgueres e depois congelo depois deixo uns de parte para fazer uns estufados ou assim :)
    AI que me está a dar a fome!! =P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom...eu este mês trabalhei aos sábados e não consegui ir ao mercado :(
      estou mortinha para voltar á minha rotina...

      Bjs

      Eliminar